Escrever é um negócio complicado. Você precisa escolher as palavras certas para transmitir sua mensagem exclusiva ao seu público específico. E isso é apenas metade da batalha.
Há também a questão do contexto. Onde e como você vai se comunicar? E qual é o seu objetivo?
No final escrever copy é uma tarefa exclusiva e especializada, não deve ser confundido com a redação publicitária. O objetivo da copy no marketing é converter.
Aqui estão 7 dicas que ajudaram a fazer com que suas copys envolvam o seu público e os motivem a realizar alguma ação.
1 Mantenha sua copy curta, direta e fácil de ler
Esta primeira dica é importante. As pessoas estão ocupadas e levam vidas em ritmo acelerado. E um milhão de coisas disputam sua atenção.
Nossas vidas online são mais ocupadas porque somos bombardeados diariamente com mensagens pessoais, gifs de gatos, mensagens de marketing, vídeos virais, mensagens políticas …
“Hoje as pessoas não lêem as copy de marketing. Eles visualizam os elementos principais da mensagem que chamam sua atenção no texto.”
É por isso que as pessoas apenas lêem os pontos chaves dos textos – elas não têm tempo para fazer mais nada. E, a palavra é o inimigo, logo se você deseja escrever uma boa copy, precisa ir direto ao ponto.
Se trabalha com menos palavras para comunicar sua mensagem, as palavras que você escolhe se tornam mais importantes. Pesquise e busque por maneiras mais concisas de comunicar seu ponto de vista.
2 Escreva na voz ativa
Aqui está o que você precisa saber. A voz passiva é mais confusa e mais difícil de ler do que a voz ativa.
Veja por si mesmo:
Passivo: “O produto foi comprado pelo cliente.”
Ativo: “O cliente comprou o produto.”
Ambas as instruções estão gramaticalmente corretas. No entanto, a declaração passiva enfatiza o sujeito (o cliente) em favor do objeto (o produto).
Ao escrever uma copy de marketing, você está tentando se conectar ao cliente ou ao produto?
Escrever com voz ativa (enfatizando o assunto – também conhecido como seu cliente em potencial) cria uma probabilidade maior de que o público que o ler se relacione com o conteúdo. Quando os leitores podem se imaginar com suas palavras, essa ressonância é uma poderosa ferramenta de persuasão.
E escrever com voz ativa é sempre mais conciso que sua versão passiva. Portanto, ajuda a manter sua escrita mais curta, mais rápida e mais fácil de ler. Soa familiar?
Escrevendo com uma voz ativa sua copy ressoa rápida e diretamente com seus leitores.
3 Fale sobre o seu público
Seus leitores são pessoas. E as pessoas gostam de ouvir sobre si mesmas. Você deve sempre ter isso em mente ao escrever sua copy.
Na prática, isso significa visualizar todas as informações que você compartilha através das lentes do seu público.
- Quais benefícios são mais importantes para eles?
- Por que eles se importam com isso?
- Como isso afetará suas vidas de maneira positiva?
- Que problema isso resolve para eles?
Também significa falar com seu público e ajudá-lo a imaginar como seu produto ou serviço desempenhará um papel positivo na vida deles.
Escreva uma copy que guie seus clientes em potencial a ver seu produto ou serviço em suas vidas.
4 Se apoie no emocional e não no racional
Quando se trata de pessoas, a emoção supera a lógica quase sempre. Uma das regras mais valiosas que o comportamento do consumidor nos ensinou é que as pessoas respondem melhor a apelos emocionais do que intelectuais.
Embora o senso comum pareça indicar que é melhor tomar decisões racionalmente, a verdade é que a emoção influencia todas as nossas escolhas. Você não pode se dar ao luxo de esquecer a força persuasiva das emoções.
Adapte sua copy para refletir as emoções de um cliente em potencial . Em seguida, complete esse apelo emocional com informações suficientes para satisfazer o lado racional da mente.
5 Não se esqueça de perguntar
Nenhuma copy de marketing está completa sem uma chamada à ação. As (CTAs), que já citei aqui no site no artigo sobre os gatilhos mentais, nada mais é do que o momento em que você direciona o seu público para realizar alguma ação no ambiente digital.
“Uma chamada à ação sempre deve ser clara e concisa.”
Não há espaço para ambiguidade. A ambiguidade cria confusão e ansiedade sobre como proceder – nada disso é bom para vendas.
Um chamada para ação clara informa para o possível cliente exatamente o que ele precisa fazer para avançar na sua jornada de consumo, claro que de acordo com o contexto que a chamada está sendo utilizada.
Ao escrever uma frase de chamariz, considere seguir um dos dois caminhos – o caminho da total segurança ou o caminho da urgência.
O caminho da total tranquilidade remove todo o estresse potencial ao seguir o CTA. “Inscreva-se para o nosso teste gratuito!” é um exemplo dessa técnica. Não há desvantagem em atuar – o que eles estão inscrevendo é grátis. Portanto, os clientes em potencial se sentem seguros para dar o próximo passo.
Como alternativa, sua chamada à ação pode incitar algum grau de urgência ou curiosidade que compele uma perspectiva a avançar. “Encomende hoje! Os suprimentos são limitados! ”
Invocar um tempo limitado ou quantidade limitada cria um senso de urgência que motiva os consumidores a agirem rapidamente – quer eles se sintam completamente à vontade ou não.
Seja qual for o caminho escolhido, inclua uma chamada à ação direta. E teste para saber quais CTAs são mais eficazes para seu público.
Conclusão
Uma copy pode ser uma ferramenta poderosa. Mas, no final das contas, nada é tão poderosa quanto o seu conhecimento de onde seu público e seu produto se cruzam. Portanto, sempre que você se sentir perdido com o que escrever, procure suas fontes – seu cliente e seu produto.