Vermelho, azul, amarelo, verde, as cores podem ser apenas parte do básico, mas para as marcas e empresas elas têm um papel crucial.
A cor é muito importante na marca e no marketing, pois é onde as primeiras impressões dos clientes se baseiam. Além disso, a cor é o segredo para produzir uma boa identidade para uma empresa. As cores são mais do que apenas uma ajuda visual, porque transmitem emoções, sentimentos e experiências. Existem significados por trás de várias cores e, para as empresas, ajudará se elas ficarem a par disso, porque a escolha de um esquema de cores pode afetar seus negócios – pode torná-los ou quebrá-los.
Por que a cor é importante?
Um ramo da psicologia chamado “psicologia das cores” é o estudo que trata sobre cores e seus efeitos no comportamento humano.
A psicologia das cores surgiu anos atrás, quando os egípcios estudaram o efeito das cores no humor e as usaram para o desenvolvimento holístico. Antes, o vermelho simboliza o aumento da circulação, o amarelo é para purificar o corpo, o azul é para aliviar a dor, o roxo é para problemas de pele, o laranja é usado para aumentar a energia e o preto representa a vida e o renascimento.
Na psicologia moderna, Carl Jung, um psiquiatra suíço, acreditava que cores e humanos têm uma conexão especial: “os seres humanos têm uma resposta corporal universal ao estímulo das cores”, disse ele. Ele também afirmou que “as cores são a língua materna do subconsciente”.
Tais estudos, anos atrás, abriram caminho para o aumento da cor associado ao marketing, à marca e ao projeto arquitetônico.
No geral, a Psicologia das Cores mostrou que a cor pode afetar o comportamento humano, influenciar a percepção humana e aumentar a eficácia.
Em um estudo chamado “Impacto da cor no marketing”, mostrou que 90% dos julgamentos de produtos dos clientes são baseados apenas na cor.
Outro estudo intitulado “Vermelho excitante e azul competente” também revelou que a intenção de compra dos clientes é muito afetada pela cor da marca, porque a cor fala pela identidade e personalidade da marca.
Outros estudos também revelaram que o cérebro humano prefere marcas reconhecíveis, o que torna a cor da marca ainda mais importante.
Esses estudos provaram que há realmente uma relação significativa entre a cor da marca e a reação do cliente; portanto, é obrigatório que os empresários, anunciantes, designers e líderes de escritório estejam cientes disso, porque a escolha das cores certas pode levar a um empreendimento comercial mais bem-sucedido.
As cores têm significados universais, aqui está uma rápida corrida:
AZUL – O azul é visto como uma cor muito positiva. Pode invocar confiança, segurança e responsabilidade. Também está associado à criação e serenidade. O azul demonstra confiança e segurança, e é por isso que existem muitas instituições que contam com essa cor.
VERMELHO – Vermelho é uma
cor poderosa. Também é muito enérgico, agressivo e provocador. O vermelho pode ser usado para incorporar paixão e energia ao seu produto.
VERDE – Esta cor simboliza saúde e natureza. Ele também tem uma sensação calmante, especialmente para tons mais claros de verde.
AMARELO – Amarelo é a cor da vibração e do otimismo. Também pode ser motivador e cativante, e é por isso que alguns preços de tags são dessa cor, pois ajudam a chamar a atenção dos clientes.
ROXA – Essa cor oferece sofisticação, nostalgia, exclusividade e realeza, tornando-a perfeita para quem vende jóias caras.
PINK – Tons escuros de rosa são muito enérgicos, enquanto tons mais claros mostram uma sensação romântica.
LARANJA – Esta cor pode ser eficaz para as crianças devido à sua sensação alegre, amigável e divertida.
MARROM – Este tom provoca simplicidade e estabilidade. Também parece muito pé no chão.
Preto – preto promove uma campanha séria ou clássica. Há também sofisticação e exclusividade nessa cor, que funciona bem com produtos caros.
Branco – Esta cor parece muito clara, mas quando usada, mostra pureza, limpeza e é muito atraente para o olho humano.
Cada cor tem um significado equivalente e transmite um certo sentimento que os torna ainda mais vitais, por isso vale a pena se os empresários tiverem um pouco de experiência antes de escolher um esquema de cores.
Fatores a serem considerados na escolha de um esquema de cores:
Além do significado de cores diferentes, os empresários também devem estar cientes dos outros fatores que devem considerar na escolha de um esquema de cores. Aqui estão alguns:
Adequação
Os empresários devem saber que mensagem desejam transmitir ao público, dado o tipo de empresa que possuem; nesse caso, a mensagem pode corresponder a um tom de cor apropriado.
Mercado alvo
Também é importante que os empresários conheçam seu mercado-alvo e a quem eles oferecem seus serviços ou produtos, para que a cor também seja adequada ao tipo de incentivo necessário para os clientes-alvo.
Consistência
A consistência no esquema de cores de uma marca fortalece sua identidade no mercado. Também ajuda a marca a se destacar e a enfrentar a concorrência acirrada no setor. Além disso, a consistência também ganha a confiança, a lealdade e a familiaridade dos clientes.
A cor não deve ser subestimada, porque estudos já provaram que esse elemento tem uma conexão com o comportamento humano e, a longo prazo, essa cor representará a empresa nos próximos anos.