5 dicas de como seu negócio pode superar o coronavírus na internet

Todas as empresas, negócios de pequeno, médio e grande porte estão enfrentando tempos difíceis, à medida que o impacto econômico do Coronavírus começa a diminuir. E diante de desafios como esse, é hora de recorrer aos Vingadores e lembrar desse maravilhoso fan service dito pelo Capitão América:  

“Vingadores Avante.”

Precisamos trabalhar com mais inteligência e estar prontos para enfrentar os desafios futuros. Em outras palavras, não é hora para desespero e sim de planejamento e tomadas de ações.

Prepare os “Vingadores” da sua empresa e sigam para a batalha.

As empresas estão analisando com mais cuidado os orçamentos, garantindo que possamos extrair cada centavo de lucro de nossos investimentos e procurando a maneira mais econômica de fornecer produtos e serviços.

Os orçamentos de marketing podem parecer um alvo fácil para as empresas que desejam fazer cortes no orçamento. Mas um corte na atividade de marketing é uma correção de curto prazo que certamente terá consequências a longo prazo. Manter a visibilidade em seu mercado é essencial para rentabilidade a longo prazo e investimento contínuo.

E o consumo do seu cliente como anda? Você tem mantido contato com ele? Eles podem estar gastando menos, mas precisamos descobrir em que estão gastando seu dinheiro. Eles não querem arriscar perder um centavo; eles querem comprar os produtos certos de empresas em que podem confiar.

Por isso decidi listar aqui cinco etapas que você pode seguir para preparar sua atividade de marketing durante essa crise do Coronavírus:

1. Trabalhe com inteligência para manter sua base de clientes existente

Você precisa manter contato com seus clientes ou corre o risco de perdê-los. É sempre mais barato reter um cliente existente do que adquirir um novo.

  • A automação de marketing é a maneira mais barata, fácil e eficaz de manter contato com seus clientes. Não estou falando sobre o envio automatizado de spam de marketing por email, nem sobre a transmissão de mensagens de chamadas frias para obter novos clientes. Você precisa enviar mensagens personalizadas, contextualizadas e direcionadas a clientes existentes que desejam ouvir suas notícias. Você precisa manter contato com seus clientes em todos os pontos de contato em sua jornada digital pelos canais sociais, explorando a internet. Fazer isso de forma sistemática e automática garantirá que o trabalho seja realizado e liberará seus talentos humanos mais caros para oferecer campanhas criativas que aumentaram ainda mais o seu ROI.
  • A produção de conteúdo é um ingrediente essencial para suas campanhas de marketing tático e para manter contato com seus clientes existentes. Compartilhe as inovações que você está fazendo atualmente para diferenciar sua oferta dos concorrentes e promova suas boas notícias em termos de prêmios e vitórias de clientes. 
  • Alimente suas relações sociais digitais, isso significa envolver-se em conversas com seus clientes existentes. LinkedIn, Twitter, Facebook – esses são os locais em que seus clientes estão revisando seus produtos, discutindo suas decisões de compra, trocando pontos de vista sobre seus negócios. Crie um plano de baixo custo para alcançar clientes em todos os pontos do funil de mídia social . Use essas ferramentas para ouvir seus clientes, ouvir do que eles estão falando, aprender mais sobre seu mercado. E lembre-se, não se trata de publicidade – suas contribuições para a conversa precisam ser valiosas e apropriadas.

2. Fique ainda mais visível para seus clientes em potencial

Você precisa aumentar o conhecimento da sua marca e obter mais visibilidade, o que significa direcionar os visitantes ao seu site para realizar as vendas. E um dos melhores momentos para ser encontrado por clientes em potencial é quando eles estão pesquisando o que você está vendendo. Você precisa ser encontrado em todas as etapas do ciclo de vida da compra, desde a exploração de novos fornecedores até a avaliação de ofertas específicas.

  • O mero efeito de exposição é o fenômeno de marketing pelo qual os consumidores desenvolvem uma preferência por seus produtos ou serviços apenas porque estão familiarizados com eles. Agora é a hora de explorar técnicas de baixo custo que manterão sua marca visível diante de clientes em potencial de forma constante. Pode parecer contra-intuitivo, mas reservar um orçamento de publicidade para manter sua marca visível trará benefícios a longo prazo. Concentre-se na criação de conteúdo de alta qualidade que será compartilhado.
  • Atualize seu conteúdo evergreen. Para quem não sabe, o conteúdo evergreen é o tipo de conteúdo que responda uma dúvida que seu cliente pode ter agora, ou daqui um ano. Sua empresa deve possuir um arquivo de conteúdo sempre relevante e interessante, que não fica obsoleto e ainda é valioso para seus clientes … e para os mecanismos de pesquisa. Revisite seu conteúdo, atualize-o, limpe-o com o objetivo de melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.
  • O que as outras pessoas dizem sobre você é mais importante do que o que você diz sobre você. Outra maneira de baixo custo de se tornar visível diante de um conjunto maior de clientes em potencial é alavancar a autoridade de outros especialistas respeitados.

3. Concentre-se em gerar conversões

Uma técnica de marketing digital de baixo custo e alto impacto para se concentrar na otimização da taxa de conversão . Pequenas alterações incrementais na jornada do usuário transformarão mais visitantes do seu site em clientes.

  • Prova social e publique histórias positivas sobre o seu negócio. Revise como você está usando os estudos de caso, as recomendações e as análises em todos os pontos de contato do seu marketing e reserve um tempo para tecer esse conteúdo em todo o site e compartilhar ativamente nas mídias sociais.
  • A experiência do cliente é rei. Invista no seu site para garantir uma experiência rápida e personalizada. E, em termos de manter os custos baixos, lembre-se de que pequenas alterações no seu site terão um impacto superado nos resultados finais.
  • Aproveite a inteligência artificial. Agora é a hora de se atualizar sobre os mais recentes desenvolvimentos em aprendizado de máquina e IA que darão aos seus negócios vantagem competitiva e acesso aos possíveis clientes certos no momento certo. Aproveitar os desenvolvimentos atuais em IA reduzirá seu custo por aquisição de novos clientes, garantindo que você esteja recebendo a mensagem certa para a pessoa certa no momento certo e reduzindo o desperdício.

4. Medir, medir, medir

Se você não medir, não poderá gerenciar. E se você não está gerenciando, pode estar despejando dinheiro pelo ralo.

Medir significa responsabilizar seus gastos com marketing. Você precisa avaliar seus critérios de sucesso. Você pode avaliar as vendas, o número de leads gerados, as vendas altas ou as referências. Agora é a hora de garantir que você definiu seus principais indicadores de desempenho.

  • Configure seu Google Analytics corretamente. Verifique se você está cobrindo todos os conceitos básicos e se está usando os dados para aumentar suas eficiências de marketing. Você tem metas definidas corretamente? Você conectou seu Search Console ? Você definiu o que está medindo ? Você está aproveitando todos os dados gratuitos que o Google Analytics fornece para você que podem moldar sua estratégia?
  • Avalie seu ROI de mídia social. Quando os orçamentos diminuem, pode ser necessário tomar decisões difíceis sobre como você gastará seus recursos. Uma opção flexível pode ser interromper sua atividade de mídia social. As mídias sociais podem parecer muito demoradas e uma atividade não essencial opcional. Mas antes de tomar essa decisão, garanta que você tenha explorado como a mídia social está contribuindo para o resultado final em termos de engajamento, visibilidade e lucratividade.

Se os orçamentos de marketing são limitados, saber o que funciona facilita a tomada de decisões sobre onde investir seu dinheiro.

5. Teste, aprenda, teste

E, finalmente, não há uma resposta única para o quebra-cabeça do marketing digital.

Você precisará ser ágil e criativo. Avalie seu sucesso e aprenda com o experimento. Aqui estão algumas dicas de despedida:

  • As experiências devem ser rápidas, baratas e fáceis de realizar.
  • Se funcionar, então bem feito, e mais do mesmo, por favor.
  • E se não funcionar tão bem, então cancele o experimento e siga em frente. Sem danos causados. Seja rápido e implacável. Você testou algo, aprendeu com ele, permitindo seguir em frente e testar algo novo.

Se você usar dessas dicas que passei aqui você com certeza o seu negócio conseguirá superar bem esse período de crise e ainda terá uma ótima performance no ambiente digital. Mas nunca se esqueça, que apesar de estar no ambiente digital ainda estamos trabalhando com pessoas, seja empático e seja humano com seus consumidores que o lucro virá.